Vida de Escritor

Bom Dia, hoje trago pra vocês uma indicação de leitura diferente. Um livro de Gay Talese lançado em 1999, que como diz o proprio titulo fala de como é a rotina do escritor. A seguir, temos uma resenha do livro, e no Ambiente Virtual de Aprendizagem teremos um trecho do texto para ser analisado.

Boa Leitura!

Sábado à tarde, 10 de julho de 1999. O jornalista Gay Talese, um dos mais renomados escritores de não-ficção dos Estados Unidos, zapeia os canais da TV no intervalo do jogo de beisebol, quando chama sua atenção a transmissão da final da Copa do Mundo feminina de futebol. China contra Estados Unidos. Na decisão por pênaltis, o time da casa vence as chinesas, que entregam o título após uma cobrança defendida pela goleira norte-americana.

Anúncios

4 comentários

  1. O texto é ótimo e nos dá uma visão completa da vida de Gay Talese e de suas características que fizeram dele um jornalista e escritor brilhante: o olhar diferente do restante da mídia, Talese relatava o que não interessava à grande mídia, olhava sempre para o diferente, o outro lado.
    A preferência por conversar com os personagens de suas matérias pessoalmente, para conseguir perceber gestos, reações, cenário, quando consegue captar muitas coisas interessantes (mesmo que para encontrá-las tenha que jogar a maioria no lixo). Reescreve incansavelmente seus textos, afim de encontrar uma forma “ao menos publicável”.

    O pioneirismo de Gay Talese também não pode deixar de ser citado: enquanto todos estavam preocupados com a objetividade e o lide, o jornalista queria escrever mais, pesquisar a fundo, detalhar suas histórias, não deixá-las incompletas.

    Todas as interessantes histórias contadas por Gay Talese, são a prova de que quem dá a importância ao acontecimento é o olhar do escritor, do jornalista. “…ruas secundárias da cidade e outros espaços desprezados, nos quais há histórias ainda não contadas e que estão à espera de serem descobertas e narradas por mim”, disse Talese.

  2. Conforme vamos lendo o texto, conseguimos enxergar detalhadamente características principais e marcantes do jornalista e escritor Gay Talese. É interessante o momento em que ele passa a adotar o estilo literário para produzir suas matérias, justamente no período em que a notícia de última hora deixa de ser produto exclusivo dos jornais impressos. Dessa forma, Talese apostou em escrever histórias com descrições e estilo, empregando técnicas da literatura, fazendo assim o jornalismo literário que ele fez muito bem.

  3. Muito bem escrito, o texto traça um retrato da vida e personalidade de Gay Talese enquanto jornalista. A leitura do texto desperta ainda mais uma vontade de ler e reler as obras do brilhante jornalista e escritor. A frase “Uma afinada sensibilidade de repórter que leva o autor a descobrir, mesmo naquilo que menos o atrai, boas histórias para contar” resume a mais interessante e importante qualidade de Talese, de certa forma uma das maiores reponsáveis por sua competência e sucesso.

  4. O texto foge do superficial e revela um Gay Talese mais detalhado e mais humanizado, tanto como profissional quanto como pessoa. Muito talentoso e sensível pelo que se pode perceber no texto, ele busca sempre a melhor maneira de produzir uma reportagem ou executar uma pauta. Ele vai além do comum, procura sempre algo mais para seus trabalhos e é perceptível que gosta de descrever ambientes e lidar com pessoas. Gosta de registrar cada reação de seus personagens – características fortes do jornalismo literário.
    Não por acaso ele é dos maiores nomes do jornalismo e um dos expoentes mais importantes do new journalism.
    Principalmente para aqueles que não têm referências anteriores sobre Talese este é um texto informativo e de simples entendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s