Retorno das atividades

Sobre a roda literária:

Achei a experiência boa, apesar de saber que nem todos leram integralmente os livros, mas aqueles que o fizeram mostraram nitidamente o repertório adquirido na apresentação. Além disso, percebemos a questão subjetiva da crítica literária. O que alguns de vocês apontaram como aspecto negativo, o colega apontou como positivo. Identificaram também os elementos literários (construção do personagem, não está preocupado com as várias versões do fato, figuras de linguagem como onomatopéia, aproximação, estrutura) e jornalísticos (ouvir os dois lados, depoimento, apuração, objetivo) do livro, buscando diferenciar e aproximar as duas áreas (humanização). Alguns de vocês, na apresentação, confundiram um pouco o que seria literário do que seria jornalístico, mas foi bom para fazer esse movimento de aproximação e separação das áreas.

Sobre seminário

Não achei a experiência tão satisfatória assim (da próxima vez darei uma prova mesmo), mas surgiram temas interessantes, tais como a ficção. Sugiro mais leituras sobre o assunto, mas introduzimos questões interessantes, como: ao relatar um fato, o jornalista não está criando? Nem toda ficção é sinônimo de mentira, mas de criação. Wolfgang Iser fala do jogo da ficção, do qual jogamos o tempo inteiro com nossas convenções sociais e culturais que, aliás, também foram inventadas pelo homem. A questão da invenção está aqui muito presente para explorarmos, mas não queremos dizer que o jornalista deve procurar inventar! Jornalismo continua sendo jornalismo, ok? Complicado, né? Além do Iser, sugiro a leitura do post Ferreira Gullar no Festival da Mantiqueira.

As notas serão dadas individualmente e podem ser requeridas por e-mail ou durante a semana. Se não, passo as notas em sala de aula.

Anúncios

6 comentários

  1. Olá Cyntia

    Em relação ao debate, eu achei bastante interessante essa ideia. Talvés o que ficou um pouco confuso foi que dividimos a leitura do livro. Se todos tivessemos lido o livro inteiro, ficariamos mais por dentro, mas de maneira geral gostei sim!

  2. Olá Cyntia,

    Gostei bastante do debate. E pra mim foi muito produtivo.
    Acredito que a posição da turma na sala causou um pouco de confusão, pois num debate devemos ficar de frente. Mais isso foi o de menos.

  3. Olá Cyntia!

    A experiência da roda literária foi válida e prazerosa. Gostaria, inclusive, de indicar aos meus colegas que leiam o livro A vida que ninguém vê, da Eliane Brum. A obra nos faz refletir bastante sobre a questão do olhar diferenciado (enfoque) tão exigido em nossa área.
    Realmente, o debate foi um pouco confuso, mas é outra experiência válida. Questões como espaço físico e tempo foram minimizadas pela vontade de responder e querer mostrar o conhecimento adquirido com a leitura, por isso, um pouco da confusão. Mesmo assim, aprovei e vejo como positivas as situações.

  4. Na aula não comentei muito sobre a roda literária, mas achei a experiência bastante interessante. Concordo com a Poli quando ela fala que o tempo acabou ficando reduzido para que cada um pudesse falar e realmente expor o que tinha aprendido com a leitura, no entanto, valeu como experiência e de fato chegamos a pontos interessantes de discussão. Sem dúvida, a questão da ficção é bastante complexa e relativa seja no jornalismo ou na literatura. O fato é que, se formos pensar, tudo não passa de uma grande obra de ficção, até a mais pura realidade, o que pode parece contraditório, daí a complexidade inerente à questão. Neste sentido, acredito que as discussões provenientes da leitura são bem mais válidas do que uma prova, por exemplo, onde apenas de reproduz um conteúdo. No debate, este não deixa de ser reproduzido, mas ele também é ampliado e, algumas vezes, até modificado quando confrontamos o nosso olhar com outro mais diferenciado.

    Suas aulas foram ótimas Cyntia. Parabéns! E vou continuar entrando no blog, ele está lá na lista dos meus preferidos! Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s