Conversa com a autora

A escritora Cecília Prada conversa com os estudantes de quarto ano de Jornalismo da PUC-Campinas sobre jornalismo e literatura, dia 23 de abril (sexta-feira), na sala 807, às 21h.
Cecília Prada
Cecília Prada nasceu em Bragança Paulista, mas cresceu em São Paulo. Aos 13 anos despontou como escritora, foi trabalhar em jornal, conheceu e foi reconhecida por personalidades do período, como Osvaldo de Andrade, Lygia Fagundes Teles etc. Formou-se em Letras e em Jornalismo, nas primeiras turmas da Cásper. Ela é ficcionista, ex-diplomata de carreira, historiadora, autora de dramaturgia, tradutora e jornalista com Prêmio Esso em 1980 e tudo (Menores do Brasil: a loucura nua). Ganhou também o prêmio Revelação de Autor da APCA-1978 e seus contos recebem elogios unânimes. Dentre suas obras, destacam-se:

De ficção :
1) PONTO MORTO (contos) Edigraf-SP-1955 (prefácio de Lygia Fagundes Telles )
 
2) O CAOS NA SALA DE JANTAR ( novela e contos) Editora Moderna-SP-1978 (prefácio de Nádia Battela Gotlib) –
Este livro recebeu três prêmios importantes -, ainda inédita, a novela “O Caos na Sala de Jantar” recebeu em 1962 o 2o. lugar, Menção Honrosa, do Prêmio Governador do Estado de São Paulo de Ficção ; e também o 2o. lugar, Menção Honrosa ,em 1965, do Prêmio José Lins do Rego de Ficção, com o título de “As Raízes Predatórias”.
A edição da Moderna traz a novela e mais 14 contos e recebeu o  “Prêmio Revelação de Autor/1978” da APCA.
 
3) ESTUDOS DE INTERIORES PARA UMA ARQUITETURA DA SOLIDÃO (contos) -(Prefácio de Telê Ancona Lopes) – DBA Editora –2004
 
4) O PAÍS DOS HOMENS DE GELO (contos) – Atalanta Editorial- SP-2007
 
5- FARÓIS ESTRÁBICOS NA NOITE (contos)- (Prefácio de Alberto da Costa e Silva) Editora Bertrand Brasil -RJ-2009
_________
 
De jornalismo :
 
1) MENORES NO BRASIL : a loucura nua – (Reportagem que ganhou o Prêmio ESSO de Reportagem em 1980) – 1a edição Editora Alternativa-SP-1981; 2a edição Atalanta Editorial –1998 –
 
2) A PENA E O ESPARTILHO (artigos sobre a mulher na literatura brasileira) 1a edição Atalanta Editorial- SP-2007;2a edição, pela Editora Unisinos-São Leopoldo-RS- 2010 ( em lançamento).
 
3) ATRÁS DA PORTA DA HISTÓRIA (artigos sobre temas da História do Brasil) – Atalanta Editorial -SP- 2007-
 
E mais TRÊS VOLUMES  de “DIÁLOGOS E DEBATES – encontro de escritores nas bibliotecas” (relativos aos anos de 1995/2000 ) Organização, transcrição, redação  e prefácio, sendo o primeiro volume feito em parceria com a escritora Nilza Amaral. Publicados pela Secretaria Municipal de Cultura-SP

Anúncios

11 comentários

  1. Mesmo antes de ver, já imagino que a conversa com a escritora Cecília Prada será uma experiência no mínimo enriquecedora para todos aqueles que escrevem algumas poesias escondidas no meio da madrugada ou que se aventuram nas entrelinhas da narrativa sutil do conto ou para aqueles que esboçam letras sobre a realidade, mais conhecidos como jornalistas. Enfim, para todos aqueles que amam a palavra escrita, às vezes, de forma quase surreal.

  2. Muito interessante a presença da Cecília!
    O que mais me deixa inconformada é como uma reportagem com uma função social enorme como a dela, premiada, seja exatamente a responsável por criar barreiras para uma carreira e limitar espaço de alguém que com certeza tem uma grande capacidade. São os interesses políticos que destroem aquele que deveria ser um dos lados mais valorizados do jornalismo, de denúncia, de alerta. É uma pena…

  3. Sinceramente fiquei perplexo com a linearidade e lucidez da Cecília, seus textos – aparentemente – são bem interessantes. E o que mais me chamou a atenção foi o fato de ela não se conformar com as coisas que julga inviáveis na vida e buscar saídas, possibilidades. Não se conformar só é bom quando está acompanhado de um bom ânimo para melhorar, evoluir, ir adiante. Quero ser um tipo ‘de ela’ quando crescer… Risos.

    1. Fiquei apaixonada e extremamente curiosa para ler qualquer texto da Cecília Prada, principalmente “menores do Brasil” que gerou o prêmio Esso e ao mesmo tempo a indignação que criou barreiras para a autora diante a grande mídia.

  4. Professora, boa tarde
    Tentei acessar o FTP não consegui
    parece que está com algum problema,
    apareceu esta mensagem “550 /pub/professores/CLC/cyntia.andretta/Jornalismo Literário: The system cannot find the file specified.”
    Obrigado
    Tomaz Paiola

  5. Cynthia e alunos da PUC

    Fiquei muito satisfeita e comovida com os comentários sobre minha palestra. Também fiquei muito impressionada com o grau de atenção e interesse dos alunos. Acho que pude ser útil.
    Gostaria de fazer uma pequena retificação na minha biografia: com 13 anos tive meu primeiro conto publicado, apenas. Como expliquei, um conto infanto-juveil, no Alamanaque do Tico-Tico. Iniciei-me no jornalismo aos 19 anos, no jornal A Gazeta, de São Pulo, quando já era estudante da Cásper Líbero.
    Abraço para todos, espero revê-los.
    Cecilia Prada

  6. Gostaria de parabenizar a Cyntia pela oportunidade concebida a nós, alunos, de poder conhecer e conversar com uma profissional exemplar e uma excelente pessoa como a Cacilia Prada.
    Com certeza Cecilia é um exemplo a ser seguido. Sua perseverança e coragem são espantosamente brilhantes. Sai da palestra interessadíssima no livro “Menores no Brasil – a loucura nua”. No dia seguinte comprei o livro e espero logo logo estar comentando sobre a obra aqui no Blog.

  7. Professora, gostei bastante da palestra, foi uma pena não ter tido mais tempo de conversar, pois acho que a Cecília sabe bem quais sacrifíciios os jornalistas precisam fazer para sobreviver bem e acho que ficou faltando explorar esse lado da escriora.

    Sobre o ensaio, gostaria de ver partes de ensaios aqui no blog
    seria possível

    Beijos

  8. Na conversa com a Cecilia várias coisas valem ressaltar, destaco principalmente o polêmico jornalismo literário que para alguns aparentemente é inconcebível. A arte das palavras são essencias na produção de um jornalismo que é social. Obrigada pela troca experiência Cecilia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s